Depoimento de uma vencedora! - Clarisse Perez do Nascimento Nascif Mendes - Aprovada no Concurso LV do MP/MG
Data Publicação: 16/11/2018

Oi Francisco!!

Minha vez de fazer o depoimento chegou!!!

Sempre pensei em escrever esse “depoimento do aprovado”... lembro que quando lia os depoimentos me sentia motivada a estudar mais e mais para um dia contar um pouco da minha história e ajudar, de alguma forma, a motivar os colegas de concurso!

Os novos Promotores de Justiça de Minas Gerais durante a posse do Concurso LV

 

Se você está lendo isso agora ou é porque está buscando inspiração para continuar sua trajetória (assim como eu fiz) ou é parente/amigo de alguém que está estudando para a prova oral e ficou sabendo do Francisco! 

No meu caso, já tinha lido alguns depoimentos no site do SPO. Mas, meu pai, após minha aprovação na segunda etapa do LV concurso do MPMG, me enviou um por um dos depoimentos dos aprovados no MPMG que leu no site do SPO!!

Vamos lá!

Durante meus estudos para segunda etapa, conversei com dois amigos que assistiram às provas orais do LIV concurso do MPMG. Ambos disseram: tem uma pessoa que os parentes/amigos dos candidatos que foram assistir às provas orais falaram muito bem! É o Francisco. Ele vai ver a arguição dos candidatos que ele preparou, parece muito legal!!

Pensei: Deus vai abençoar de eu ser aprovada na segunda etapa e já sei quem vou procurar!!

No segundo dia da prova da segunda etapa, após ter feito o melhor que pude, saí da Faculdade de Direito da UFMG (local da aplicação das provas) e ao descer a rua, uma pessoa veio me entregar um panfleto. Peguei meio sem olhar direito e ouvi algo assim: “boa tarde, olhe o panfleto, porque você vai precisar para a prova oral!”

Imediatamente dei um sorriso e agradeci, li e pensei, vou guardar. Se Deus quiser vou ligar para esse curso “Simulados de Prova Oral”!

Foi então que, depois de alguns dias, senti que deveria começar a me preparar para a prova oral, não queria aguardar o resultado para só então começar o treino.

Peguei o telefone descrito na folha e liguei. “Uai” o Simulados de Prova  Oral é do Francisco, aquele que eu já queria ligar pela indicação de colegas!!

O Francisco falou ao telefone “fui eu que entreguei lá no final da prova a propaganda do curso, acho que me lembro de você, pois você não olhou o papel na hora...”

Rimos! Foi legal lembrar a cena! Então o Francisco explicou que ele somente treinava quem estava oficialmente na prova oral. Orientou que eu continuasse os estudos e que as técnicas da prova poderiam ser perfeitamente aprendidas no tempo entre o resultado da segunda etapa e da realização das provas orais.

Despediu dizendo: “pode ter certeza que vou incluir você na minha torcida pé quente, me ligue assim que sair o resultado”.

Assim fiz, estudei bastante e de vez em quando entrava no site do SPO, pois queria ler os depoimentos dos aprovados, ver o local da prova, algo que só o Francisco tem de forma que é possível visualizar exatamente o cenário da prova!

Clarisse Mendes durante a Prova Oral

 

Chegou, finalmente, a sexta-feira tão esperada. Nesse dia a noite sairia o diário oficial de sábado, com a lista dos aprovados para a terceira etapa.

Lembro que no dia não consegui estudar quase nada, foi aí que encontrei o Instagram do SPO e curti, literalmente, foto por foto. Descobri que havia a “caneta da posse” que o curso oferece a quem faz o treinamento da prova oral. Já me imaginava assinando o termo de posse com ela.

A simbologia da caneta do SPO é muito grande, significa que a pessoa está passando do status de “estudante para concurso” para “aprovada”, na verdade, mais do que isso, significa que a partir dali poderá efetivamente promover a justiça, resguardar a democracia, buscar a construção de uma sociedade livre, justa, solidária, ser um agente da transformação da realidade social!

Chegou então a noite daquela sexta-feira. Aproximadamente 23:05 saiu o resultado!! Aprovada!!! Mandei direct pelo Instagram para o SPO, recebi os parabéns!! Senti que a torcida pé quente era quente mesmo!! No dia seguinte, sábado, já combinei o primeiro encontro com o Francisco.

Chegou o dia do primeiro encontro. Antes de entrar na sala vi várias fotos no mural dos aprovados, no dia da posse, ao lado do Francisco. 

“O próximo pode ser você”, vi em uma foto que o Francisco aparece ao lado de uma “sombra” a ser preenchida. Foi então que me vi ali!! Sim, eu gosto de fazer isso. Pedi a Deus e falei, a próxima serei eu!!

O Francisco então explicou questões sobre a roupa, postura, ouviu o que eu tinha para falar e me deu a segurança de que daria tudo certo.

Fiz o simulado. Então ele falou, Clarisse você vai melhorar a cada encontro, mas escreve nessa folha (ele nos entrega uma folha e a “caneta da posse” para anotar as observações do que podemos melhorar): “minha prova vai ser leve, tranquila e vai fluir”.

Guardei aquelas palavras no coração e senti que daria tudo certo! A cada encontro que fiz o Francisco falava um pouco mais de tudo, sobre o dia da prova, observações sobre o que melhorar, tudo que pode ser feito para que não haja “surpresas”.

Dia do sorteio da data da prova oral. Eu fui, o Francisco também! Fui sorteada para a segunda semana.

O Francisco comentou das aprovações que o SPO tem desde o “L” e saindo da sala do sorteio me levou para conhecer o Salão Azul, onde tradicionalmente são realizadas as provas orais.

Entrei, energizei, me vi ali respondendo às perguntas. O Francisco me mostrou onde ele costuma sentar. Fixei isso na minha mente e pensei a minha torcida “pé quente” estará ali!!

Chegou então o primeiro dia da prova oral. Meu coração que estava tranquilo até então acelerou, as mãos suavam. Não sabia o que estava acontecendo. 

De repente uma foto é enviada pelo meu pai no WhatsApp. Ele foi assistir à prova e tirou uma foto com o Francisco! Aquela foto igual à da posse, rs!! 

Meu coração parou de pular, ficou sereno imediatamente.

Entendi então que eu estava com “medo” do desconhecido. Meu pai ali representava o conhecimento do que estava acontecendo. Ou seja, ele estava vendo nada além daquilo para o que eu vinha me preparando há tempos, a prova oral! Esse foi o motivo da tranquilidade ao ver a foto!

Clarisse Mendes durante a Prova Oral

 

Fui fazer o último encontro com o Francisco antes da prova. “Clarisse, vá assistir a uma prova, pelo menos de uma pessoa, não precisa ser o dia todo. Apenas para você sentir o clima, não ser algo totalmente desconhecido para você.”

Resolvi então ir na segunda-feira. Minha prova era no dia seguinte. Fiquei tranquila ao assistir, pois os simulados do Francisco eram verdadeiras constituições de situações reais que acontecem durante a prova. Senti que já havia feito algumas “provas orais” antes daquela que seria a principal na minha vida!

A noite fiquei um pouco ansiosa, estudei bastante. Rezei e dormi muito bem!! No dia seguinte acordei estranha, o mesmo sentimento do primeiro dia da prova oral tomou conta de mim, as mãos suavam e o coração acelerou. O que estava acontecendo se um dia antes eu estava bem?!

Dei uma volta na praça, melhorou um pouco. Mas, algo ainda não estava bem. Tomei banho e rezei para Deus me iluminar, Santo Expedito e Nossa Senhora me protegerem, o coração melhorou bastante. Almocei. Finalmente coloquei a roupa da prova. Mais uma vez a simbologia, um ritual de passagem. 

De candidata ansiosa, ao colocar a roupa, passei a me sentir uma Promotora de Justiça, ainda sem experiência, mas pronta para assumir a responsabilidade que me esperava, a começar pela prova oral.

Quando cheguei lá, já estava o Francisco!! Conversou comigo e com os colegas do dia. Passou tranquilidade para todos!

Fui para o “confinamento” conversamos sobre a atuação do MP, sobre o dia a dia, nada sobre a prova em si. 

Senti que minha hora estava próxima. Concentrei, me preparei para entrar, fiz minha oração. Ao terminar minha oração fui chamada para a prova!

Vi o Francisco. Ver uma pessoa que me treinou tanto e que certamente torcia por mim, foi muito bom!

A técnica “R.O.S.E” foi aplicada “com sucesso”. Fiz o melhor que pude. Senti que o clima estava bom, os examinadores são muito gentis e isso traz uma empatia muito grande!!

Saí da prova: “Francisco, estou muito feliz!! Muito obrigada!! Você acha que deu?” (Essa pergunta, conforme já me falaram, poderia ter uma resposta de que “acho que deu” ou “difícil saber”) A resposta não poderia ser melhor: “parece que deu”!!!

O Francisco então desce para o pilotis comigo, meu pai e meu marido. Minha mãe estava no hospital acompanhado minha tia naquele dia. Ela já havia mandado cerca de 50 mensagens, durante minha arguição que levou aproximadamente 1:40, para meu pai para saber como eu tinha ido. Minha tia e ela rezaram o terço durante a prova!! “Detalhes” que eu soube lá no pilotis! 

Chegou então o dia 31 de outubro de 2017. O Francisco conversando comigo no WhatsApp, “será que sai hoje?!”

Minha mãe comigo no telefone, “hoje sua tia vai ter alta, será que sai hoje o resultado?! Clarisse, saiu!!!”

Desligamos o telefone, olhei o resultado aqui e ela lá. Meu marido comigo confere: passeiiiii!!! Quanta alegria!!!!

A sensação é indescritível!!!

O Francisco ligou e comemoramos juntos pelo telefone!!!

Clarisse Mendes assinando o tão sonhado Termo de Posse com a caneta do SPO

 

A aguardada posse foi no dia 09/03/2018. Hoje já passei por duas Promotorias, cooperando em outras duas. A mudança de rotina após a posse não foi fácil. Mas, antes do que podemos imaginar já nos adaptamos a ela.

Ser Promotora de Justiça é ser um elo na transformação da realidade social, é ter um olhar atento a tudo que vivemos.

Reuniões, audiências, oitivas, atendimento ao público, processos judiciais, extrajudiciais, inspeções... isso tudo faz parte do nosso dia a dia.

Ser Promotora de Justiça é uma grande responsabilidade e, sobretudo, é poder agir conforme sua independência funcional na busca da justiça!!

Muito obrigada, Francisco, por me ajudar a realizar esse objetivo!!

Um grande abraço,

Clarisse do “LV”.

---

SPO – Desde 2010 ajudando a transformar o seu sonho em realidade!