Depoimento de um vencedor - Jorge Victor Cunha Barretto da Silva - Aprovado no LIV Concurso do MPMG
Data Publicação: 01/01/2015

Amigo Francisco (e também ao colega que estuda para concurso público),

 

No curso dessa caminhada muitos são os cursos preparatórios, especificamente para a etapa oral do certame, alguns que enfatizam a transmissão de conteúdo jurídico, outros que destacam o acompanhamento psicológico do candidato, e mais alguns que tentam impor uma determinada filosofia de comportamento na prova oral.

Poucos são os profissionais que, com o seu trabalho, proporcionam um ganho em desempenho que se refletirá na sua prova. O Francisco é este profissional.

Primeiro porque a metodologia do Francisco tem por princípio a preservação das suas características pessoais, com o seu modo normal de falar, gesticular e reagir diante das situações de questionamento. O SPO orienta o candidato como organizar idéias e encaminhar o raciocínio, corrigir certos vícios de linguagem, manter o foco no avaliador de forma que o avaliado transmita um discurso limpo, confiável, coerente e, principalmente, natural. Por isso, o SPO foi muito importante na minha aprovação.

Para o colega concurseiro, que, quem está lendo essa mensagem, ou foi porque passou ou porque está na batalha, como eu mesmo já li, tempos atrás, desejando que um dia pudesse escrever o meu depoimento nesse espaço, é o meu conselho sincero que tenha fé em Deus e persista no seu sonho, porquanto o concurso exija um pouco mais do que o conhecimento formal.

Eu demorei um certo tempo para perceber que a aprovação vem na sua hora, quando você estiver pronto, seja do ponto de vista técnico – com o necessário conhecimento jurídico, seja do ponto de vista humano, desenvolvendo a habilidade de ouvir mais do que falar, ser humilde, saber apontar soluções criativas para os problemas e se solidarizar diante do sofrimento do outro.

Digo, ainda, que realização e felicidade não estão só em alcançar o objetivo desejado, mas também no meio, no processo, que envolve, muitas vezes, o fracasso. Até porque não existe "chegar ao objetivo desejado", a vida sendo um eterno processo cujos desafios a superar não acabam, nunca. Cresci muito no concurso, dentro do direito e como pessoa, nesse último aspecto principalmente na preparação para a prova oral.

O amigo Francisco é parte disso, cujo aprendizado eu vou levar para o resto da vida.

 

Muito Obrigado.

 

Jorge Barretto

 

 

SPO - Ajudando a transformar o seu sonho em realidade